quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Noticiando

Andréa.jornalista.com.br (ponto final)

---

Novas imagens do Coque

Vídeo e fotos da comunidade são exibidos no Rio de Janeiro e no Recife


O documentário A linha, a maré e a terra, produzido por jovens do Coque e da Universidade Federal de Pernambuco, será exibido no Cine Cufa 2008. O evento, que acontecerá em setembro, no Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro, reúne vídeos de diversos países, como França, Itália e Estados Unidos, e pretende traçar um panorama das obras cinematográficas das periferias do mundo. A linha, a maré e a terra, realizado pelo projeto de comunicação Coque Vive, resgata a memória de antigos moradores da comunidade, Dona Paulina, Seu Xavier e Dona Francisca. Os três falam de suas vidas e da história da remoção forçada de muitos moradores do Coque por parte dos poderes públicos para construção da Estação de Metrô Joana Bezerra e do Fórum Rodolfo Aureliano, nas décadas de 80 e 90.

Quem não vai para o Rio, pode conferir as produções de jovens do Coque na III Mostra Recife de Fotografia. As fotos Revelando o Coque foram feitas por alunos do Curso de Agentes de Comunicação Solidária, que é realizado há dois anos no Coque, através da parceria de estudantes da UFPE com a associação Núcleo dos Irmãos Menores de Francisco de Assis (Neimfa). Participam da Mostra Recife de Fotografias 55 trabalhos de fotógrafos profissionais e amadores escolhidos, entre mais de 120 trabalhos inscritos, por meio de seleção. O material será projetado em sete sessões, a partir do dia 31 de agosto, em espaços públicos de grande circulação da cidade, tanto do Centro quanto dos subúrbios, como praças Maciel Pinheiro e Independência, UR7, na Várzea; Pátio de São Pedro, Morro da Conceição e Brasília Teimosa.

COQUE VIVE - Há dois anos, estudantes de comunicação da UFPE se juntaram a jovens do Coque com o objetivo de produzir novas imagens sobre esse espaço. Assim nasceu o projeto Coque Vive, que busca difundir um olhar diferenciado da comunidade, a partir de produções midiáticas de seus próprios moradores. Algumas dessas produções podem ser vistas através do blog coquevive.wordpress.com.

Nenhum comentário: